Identificação de cidadãos arranca a 17 de fevereiro na Côte d'Ivoire
Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) – A Côte d’Ivoire lançará, na próxima segunda-feira, uma operação nacional de identificação e renovação dos cartões nacionais de identidade.
O Escritório Nacional do Registo Civil e Identificação (ONECI) representa a agência de execução que está encarregada de produzir os títulos de identidade, de modernizar o estado civil e de ministrar os fluxos migratórios.
O ONECI estará no centro desta operação esperada por mais de 10 milhões de cidadãos Ivoirienses, os uns para a inscrição, com vista a obter o seu primeiro cartão nacional de identidade, os outros para o renovamento do seu cartão nacional de identidade que expirou em junho de 2019, mas prorrogado até junho de 2020.
A urgência desta operação resulta da necessidade para os Ivoirienses de possuir o cartão nacional de identidade para se inscrever nos cadernos eleitorais.
As eleições presidenciais estão previstas para outubro de 2020, na Côte d’Ivoire.
Trata-se de um novo cartão nacional de identidade de multiúsos, biométrico e conforme com as normas da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) que será emitido pelo ONECI e pelo seu parceiro técnico SEMLEX.
Esta operação constitui uma das componentes da instalação do Registo Nacional das pessoas Físicas (RNPP), um sistema de informações digitais que vai doravante agregar os dados alfanuméricos e biométricos de uma pessoa para estabelecer um número único, que permitirá identificar cada indivíduo residente ou de passagem no território ivoiriense.
-0- PANA JU/JSG/FK/IZ 13fev2020