IX Cimeira Africities adiada para maio de 2022 no Quénia
Rabat, Marrocos (PANA) - A IX edição da Cimeira Africities , inicialmente marcada para 26 a 30 de abril, será finalmente realizada de 17 a 21 de maio de 2022, em Kisumu, no Quénia, anunciaram os organizadores nesta segunda-feira em comunicado divulgado pela Agência Marroquina de Imprensa (MAP).
A mudança de datas segue-se a "consultas entre o comité executivo da Cimeira, o Governo do Quénia, o Conselho de Governadores do Quénia e os principais parceiros da organização (CGLU Mundo, UN-Habitat e Comissão Económica das Nações Unidas para a África, UNECA)", precisa o texto.
O encontro incidirá sobre “O papel das cidades intermediárias de África na implementação da Agenda 2030 das Nações Unidas e da Agenda 2063 da União Africana”.
“Estas duas agendas apelam para a necessidade urgente de desenvolver uma urbanização resiliente e sustentável, em África, dado que em 2050 a maior parte da população africana viverá nas cidades e que a maioria dos habitantes das cidades vai instalar-se nas cidades intermediários”, afirmou o comunicado.
A melhoria das condições de vida dos povos africanos e a transformação estrutural económica e social do continente africano estão, portanto, intimamente ligadas à forma como a concretização destas agendas será abordada nas cidades africanas intermediárias, sublinha a mesma fonte.
Acrescenta que África é chamada a inventar a sua própria abordagem e sua própria trajetória de desenvolvimento humano sustentável.
Na medida do possível, os modelos de desenvolvimento a serem implementados, em África, devem ser mais eficientes em termos de energia, mais inclusivos e mais resilientes.
Segundo os seus iniciadores, esta cimeira continental será uma oportunidade para fazer um balanço dos conhecimentos e experiências acumulados em todo o mundo.
-0- PANA AT/IN/JSG/SOC/MAR/IZ 31ago2021