IGAD saúda cessar fogo humanitário bilateral na Etiópia
Cartum, Sudão (PANA) - a Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD), bloco de desenvolvimento da África Oriental, congratulou-se com um cessar-fogo humanitário bilateral por parte do Governo da Etiópia e do Governo da região de Tigray (norte) para permitir a o transporte e a distribuição da ajuda humanitária de que as populações da região tanto precisam, anunciou o seu secretário executivo, Workneh Gebeyehu.
Num comunicado, Gabayehu saudou a decisão do Governo etíope de declarar "um cessar-fogo humanitário indefinido" com o objetivo de melhorar o acesso humanitário a pessoas necessitadas na região de Tigray.
Também realçou o anúncio recíproco do Governo Regional de Tigray de "se comprometerem a respeitar a trégua e a cessação das hostilidades."
“O secretário executivo apela aos parceiros internacionais para fazerem o que for preciso para garantirem que a assistência humanitária seja ampliada e entregue de maneira oportuna e previsível à região de Tigray e a outras regiões afetadas pela atual situação de seca e insegurança alimentar”, lê-se no comunicado consultado pela PANA em Cartum, a capital sudanês.
Gebeyehu também pediu a todas as partes que busquem ativamente a paz duradoura através de todos os mecanismos disponíveis, incluindo o diálogo nacional e os bons ofícios do Presidente da União Africana, Macky Sall, e da liderança da IGAD.
O Governo etíope anunciou quinta-feira última ter declarado, com efeito imediato, uma trégua humanitária indefinida na guerra civil que criou uma enorme crise humanitária.
Segumdo um comunicado do Serviço de Comunicações do Governo (GCS), o Governo percebeu a necessidade de tomar medidas extraordinárias para salvar vidas e reduzir o sofrimento humano na guerra que começou na região norte de Tigray, em novembro de 2020.
“Consciente da necessidade de tomar medidas extraordinárias para salvar vidas e reduzir o sofrimento humano, o Governo etíope declara uma trégua humanitária indefinida que entra em vigor imediatamente”, disse a Agência Etíope de Notícias (ENA), citada no comunicado.
Os Estados Unidos saudaram esta medida para acelerar a entrega sem entraves de assistência humanitária a todos os necessitados.
Os Estados Unidos dizem igualmente regozijar-se e apoiar fortemente a declaração da trégua humanitária indefinida, bem como o compromisso do Governo de trabalhar em colaboração com organizações humanitárias para agilizarem a entrega sem entraves de assistência humanitária a todos aqueles que dela precisam.
“Esperamos que a esta declaração sse siga rapidamente o transporte de assistência para salvar vidas”, disse o Departamento de Estado americano num comunicado.
-0- PANA MO/RA/BAI/IS/MAR/DD 25março2022