Cartum, Sudão (PANA) – A Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD) saudou a decisão do Governo belga de reconhecer os passaportes diplomáticos e de serviço emitidos pelo Governo Federal Somali, segundo um comunicado de imprensa a que PANA teve acesso em Cartum.
O secretário-executivo da organização leste-africana, Mahboub Maalim, disse que este gesto da Bélgica vai “estimular sensivelmente as relações entre a Somália e a Bélgica e facilitar a abertura do diálogo entre as autoridades somalis e instituições da União Europeia (UE), baseadas em Bruxelas (capital belga)”.
Segundo a nota, Maalim qualificou a decisão belga de “passo positivo e demonstração duma confiança crescente” por parte da comunidade internacional para com o Governo somali e suas instituições.
"Para o efeito, Maalim espera que a Bélgica estenda este reconhecimento ao passaporte ordinário somali”, indica o documento.
Encorajou outros países a fazerem o mesmo e facilitarem a emissão de vistos de entrada em seus países aos cidadãos somalis.
-0- PANA MO/AR/NFB/JSG/MAR/DD 24abril2019