Cartum, Sudão (PANA) – A Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD) solidarizou-se com o povo e o Governo do Quénia, manifestando-se "afligida" pela morte do segundo Presidente queniano, Daniel Toroitich Arap Moi, ocorrida terça-feira última em Nairobi, a capital do país, indica um comunicado do secretário executivo da IGAD, Workneh Gebeyehu,.
No documento, emitido quinta-feira, a IGAD lembrou o papel central do defunto Presidente Moi na criação desta organização regional, de que era um dos pais fundadores, em 1986.
O defunto Moi ficará nas memórias coletivas pelos seus esforços em matéria de ambiente, paz e segurança em numerosas regiões de África, sublinha o texto.
O comunicado insistiu no "papel de primeiro plano" que desempenhou este último no seio da IGAD para o regresso da Somália à comunidade das nações e na independência do Sudão do Sul.
"Em nome dos Estados membros da IGAD, do Secretariado e em meu nome, endereço as minhas sinceras condolências à sua família, aos seus amigos, ao povo e ao Governo do Quénia”, declarou Workneh, acrescentando que “a IGAD lhe vai grata pela sua preciosa contribuição pelos esforços de desenvolvimento da região.”
-0- PANA MO/AR/AKA/IS/MAR/DD 04fev2020