Agência Panafricana de Notícias

IGAD examina em Juba situação no Sudão do Sul

Cartum, Sudão (PANA) – Uma minicimeira da Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD) realiza-se-á, quinta-feira, para discutir sobr a situação no Sudão do Sul, anunciou segunda-feira o ministro sudanês dos Negócios Estrangeiros, Ali Ahmed Karti.

Karti disse que esta cimeira extraordinária foi convocada na sequência das tentativas em curso de reconciliação entre as partes em conflito no Sudão do Sul.

A cimeira vai analisar a situação de segurança no Sudão do Sul e tentar fazer evoluir as negociações de Addis Abeba em curso entre as partes no conflito. Vai examinar igualmente a probabilidade de uma intervenção estrangeira no sul, tendo em mente a presença no local das forças de manutenção da paz das Nações Unidas.

O chefe da diplomacia sudanesa disse que o seu país já se posicionou a favor do apoio da paz e da estabilidade no sul, além da sua oposição a qualquer intervenção estrangeira no Sudão do Sul.

"O Sudão está mais preocupado do que qualquer outro país com a paz e a estabilidade no sul por razões de segurança e económicas", sublinhou.

Por outro lado, o Exército sudanês prometeu que nunca mais se implicará militarmente no Sudão do Sul, nem mesmo para proteger os campos petrolíferos.

-0- PANA MO/VAO/AKA/TBM/CJB/IZ 20jan2014