Cartum, Sudão (PANA) - Os chefes de Estado e de Governo da Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD) decidiram por unanimidade escolher o Sudão para presidir às reuniões atualmente em curso, na capital da Etiópia, Addis Abeba, em reconhecimento da primeira participação do primeiro-ministro sudanês na reunião do grupo.
A ministra sudanesa dos Negócios Estrangeiros, Asmaa Mohamed Abdallah, afirmou que a escolha do Sudão para presidir às reuniões, embora não seja sua vez, ilustra a importância e o empenho que o grupo africano atribui ao seu país sob a liderança de Hamdouk.
Através desta escolha, a IGAD enviou uma mensagem ao mundo para informar sobre o lugar de escolha e o papel do "novo" Sudão na região, mas também sobre as esperanças e expetativas que se colocam neste país para o desenvolvimento da região.
O objetivo desta reunião da IGAD em Addis Abeba é debater sobre questões técnicas relacionadas com a segurança no Mar Vermelho, mas também estratégias de reestruturação da organização para que esta seja mais eficaz e capaz de alcançar a paz, o desenvolvimento e o bem-estar nos Estados-Membros.
A reunião também aprovou a nomeação de Workney Gebeyehu da Etiópia como novo Secretário Executivo da IGAD.
-0- PANA MO/AR/BAI/IS/SOC/CJB/IZ 01nov2019