Agência Panafricana de Notícias

IGAD envia forças da paz para Sudão do Sul

Addis Abeba, Etiópia (PANA) – A Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD), reunida em cimeira extraordinária na capital etíope, Addis Abeba, decidiu sexta-feira desdobrar forças de manutenção da paz no Sudão do Sul, abalado por confrontos entre as forças do Presidente Salva Kiir e as da oposição dirigidas pelo seu rival, Riek Machar.

Segundo o secretário executivo da IGAD, Mahboub Maalin, citado pela imprensa sudanesa, a cimeira exortou o Presidente Salva Kiir a reintegar o chefe da oposição, Riek Machar, no seu cargo de Vice-Presidente, que obteve graças ao acordo de paz assinado pelos dois campos em agosto do ano passado, sob a égide da IGAD.

O Governo do Sudão do Sul aceitou o desdobramento das forças sem condições, acrescentou, sem contudo dar precisões sobre o número de efetivos a serem enviados para o Sudão do Sul.

A cimeira apelou às duas partes para pôr termo a todos os atos de agressão e para fazer cumprir pelas suas forças o cessar-fogo, exprimindo a esperança de ver a situação estabilizar-se e os beligerantes executar os termos do acordo de paz como a única referência para a paz.

Os dirigentes da IGAD decidiram igualmente organizar a próxima cimeira anual em setembro em Mogadíscio, na Somália.

-0- PANA AD/IN/JSG/IZ SOC/MAR/MAR/IZ 07ago2016