Cartum, Sudão (PANA) – A Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD) concluiu com êxito, quarta-feira, a sua primeira consulta nacional sobre o Mar Vermelho e o Golfo de Aden, soube a PANA de fonte segura no local.
A consulta realizada em Cartum, na capital do Sudão, de 13 a 14 de janeiro de 2020, contou com uma participação ativa de todas as partes envolvidas, provenientes das instituições sudanesas com um mandato neste domínio relativo à proteção do Mar Vermelho e do Golfo de Aden.
A consulta foi oficialmente aberta pelo embaixador Jamal Elsheik, em representação da República do Sudão, na sua qualidade de presidente em exercício da IGAD, e pelo embaixador Hamza Elamin Ahmed, presidente do Comité dos Embaixadores da IGAD.
"O objetivo das consultas nacionais é desenvolver um plano de ações regional e criar um impulso para a obtenção duma posição comum e partilhada da IGAD, mas também instalar uma estratégia regional que permita aproveitar todas as oportunidades e evitar todas as ameaças aos níveis do Mar Vermelho e do Golfo de Aden”, sublinha o comunicado.
O documento também informa que a consulta nacional foi convocada em conformidade com a resolução da segunda reunião da força operacional da IGAD sobre o Mar Vermelho e Golfo de Aden, organizada de 15 a 18 de setembro de 2019, no Djibuti
Segundo a organização regional, a realização destes encontros nacionais está prevista para todos os Estados-membros.
-0- PANA MO/AR/BAI/BEH/FK/DD 15jan2020