IGAD defende cessação imediata de combates no Sudão
Cartum, Sudão (PANA) - A Autoridade Intergovernamental de Desenvolvimento da África Oriental (IGAD, sigla em inglês) apelou neste fim de semana aos militares sudaneses para cessarem imediatamente os combates e voltarem à mesa das negociações, soube a PANA de fonte oficial.
Numa declaração publicada sábado último, o secretário executivo da IGAD, Workneh Gebeyehu, disse-se "extremamente alarmado" pelas informações sobre combates em diferentes partes de Cartum entre as Forças Armadas Sudanesas (FAS, sigla em ingês) e as Forças de Apoio Rápido (FSR),.
Disse acompanhar de perto a situação.
Exortou as duas partes a cessarem imediatamente os combates, atenuarem a situação e resolverem os seus diferendos pelo diálogo.
Mencionou por outro progressos louváveis envidados pelas partes sudanesas e por protagonistas, nomeadamente as Forças Armadas Sudanesas e as Forças de Segurança Sudanesas, nos últimos meses com vista à assinatura de um acordo político final e à formação de um governo de transição dirigido por civis.
Frisou que os combates assinalados não causarão só um recuo, mas uma insegurança e uma instabiidade graves no Sudão e em toda região.
"O secretário executivo exorta as duas partes a preservarem o diálogo, cessarem as hostilidades e permitirem ao povo sudanês continuar a observar o jejum do ramadão em paz", lê-se no comunicado.
A IGAD disse continuar "solidária" com o povo sudanês na sua aspiração à paz.
-0-PANA MO/RA/NFB/JSG/SOC/DD 15abril2023