IGAD convida comunidade internacional a apoiar Sudão
Cartum, Sudão (PANA) – A Autoridade Intergovernamental de Desenvolvimento da África Oriental (IGAD) exortou a comunidade internacional a estar ao lado do Sudão, para enfrentar os problemas económicos e políticos que o país vive na transição para um Governo civil.
Segundo um comunicado de imprensa, o secretário executivo da IGAD, Mahboub Maalim, enviou uma mensagem de felicitações ao povo sudanês pela assinatura histórica, a 17 de agosto de 2019, em Cartum, do decreto constitucional sobre a partilha do poder.
O responsável da IGAD também acolheu "com entusiasmo" a nomeação de Abdallah Hamdouk para o posto de primeiro-ministro do Governo de transição do Sudão.
Num comunicado transmitido à PANA, em Cartum, Maali qualificou a assinatura do acordo de "feito histórico para marcar o início de uma nova era para o povo sudanês".
Declarou que a IGAD continuará firmemente a colaborar com o primeiro-ministro Hamdouk e as instituições estatais de transição e a apoiar o chefe do Governo, a fim de chegar à plena realização da paz, da reconciliação e de uma transição democrática, no Sudão.
O responsável da organização sub-regional exprimiu a sua gratidão ao presidente da Comissão da União Africana (CUA), Moussa Faki, e ao primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, que assume atualmente a Presidência da IGAD bem como aos seus respetivos emissários.
No seu entender, está-se perante os resultados de "esforços incansáveis" durante vários meses de negociações.
Apelou à comunidade internacional para « se associar aos líderes da transição no Sudão e apoiar o relançamento económico do país, bem como os esforços a favor da paz, da reconciliação e da transição democrática”.
-0- PANA MO/VAO/ASA/BEH/IBA/FK/IZ 22ago2019