IGAD condena "ataque cobarde e insensato" contra liceu no Uganda
Djibuti, Djibuti (PANA) – A Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD) condenou “o ataque terrorista cobarde e insensato”, ocorrido sábado último contra o Liceu de Lhubirrira, no distrito de Kasese, no Uganda, soube a PANA de fonte oficial.
O secretário executivo da IGAD, Workneh Gebeyetu, apresentou numa declaração publicada no último fim de semana as suas sinceras condolências às famílias enlutadas e aos amigos das pessoas que perderam tragicamente a vida durante o sucedido.
Desejou no entanto rápidas melhoras às pessoas feridas neste ataque.
"Neste período difícil, a IGAD solidariza-se com o Governo ugandês e o seu povo", anunciou Gebeyehu garantindo-lhes o apoio infalível da organização e o seu compromisso de trabalhar juntos para combater o terrorismo e promover a paz e segurança na região”, indica o comunicado.
Acrescentou que a IGAD continua determinada a encorajar a cooperação e colaboração entre os seus Estados-membros para enfrentar tais ameaças e garantir a segurança e o bem-estar dos seus cidadãos.
O ataque terá sido perpetrado por grupos das Forças Democráticas Aliadas (ADF, sigla em inglês) que imperam no leste da República Democrática do Congo.
Relatórios indicam que 37 pessoas foram mortas, principalmente estudantes, e que várias outras raptadas durante a agressão.
Farhan Haq, porta-voz adjunto do Secretário-Geral das Nações Unidas (António Guterres), sublinhou, quando condenavam firmemente o ataque, que “os responsáveis por este ato pavoroso devem ser julgados em tribunais.”
Este último reiterou a importância dos esforços coletivos, incluiindo das parcerias regionais reforçadas”, para lutarem contra a insegurança transfronteiriça entre a República Democrática do Congo e o Uganda, e restaurar uma paz duradoura na região.
-0- PANA MA/NFB/JSG/FK/DD 19junho2023