Agência Panafricana de Notícias

IDA empresta 4,4 milhões de euros para apoiar pesca em Cabo Verde

Praia- Cabo Verde (PANA) -- A Associação Internacional de Desenvolvimento vai emprestar ao Governo cabo-verdiano 487 milhões 141 mil 607 escudos (cerca de 4,4 milhões de euros) para a implementação em Cabo Verde do Programa Regional das Pescas da África Ocidental (PRAO - CV), apurou a PANA sexta-feira, na cidade da Praia, de fonte oficial.
Com mais este acordo de empréstimo, aprovado quinta-feira pelo Conselho de Ministros, o Governo de Cabo Verde pretende dar continuidade à promoção da integração das comunidades piscatórias no processo de desenvolvimento do país e, consequentemente, reduzir o nível de pobreza no arquipélago.
O montante concedido pela IDA vai ser utilizado para a construção de estaleiros e a aquisição de equipamentos para a pesca, como câmaras de frio e arrastadouros para facilitar a actividade dos pescadores nas operações da faina.
Por intermédio do Banco Mundial (BM), Cabo Verde já obteve um financiamento total de oito milhões de dólares americanos, concedido pela IDA e também pelo Fundo Global do Ambiente (GEF), pra a execução da componente de Cabo Verde do PRAO.
O Programa será executado, por um período de cinco anos, pela Direcção Geral das Pescas de Cabo Verde, sob a coordenação técnica da Comissão Sub-regional das Pescas (CSRP), com sede em Dakar (Senegal).