Agência Panafricana de Notícias

IBM abre novo escritório na capital senegalesa

Dakar, Senegal (PANA) - A empresa norte-americana de informática « International Business Machines Corporation (IBM) » abriu segunda-feira novas instalações em Dakar, a capital senegalesa, constatou a PANA no local.

A IBM iniciou as suas atividades no Senegal em 1947 antes de se retirar nos anos 90.

Segundo o seu diretor para o Senegal, Mamadou Ndiaye, a abertura desta representação de Dakar inscreve-se no quadro duma iniciativa de expansão geográfica da companhia a fim de fornecer soluções e prestar serviços de alto valor que permitam responder às necessidades crescentes dos seus clientes neste país e na África Ocidental onde a empresa está a colaborar com vários parceiros comerciais.

A sua presença no Senegal vai permitir à IBM desenvolver o seu nível de serviço e fornecer soluções mais elaboradas e de maior valor como o « Cloud Computing » e as análises comerciais, prosseguiu.

« Dakar é uma das 230 agências da IBM implantadas em 54 países, e o mercado senegalês representa uma importante oportunidade no mercado informático, com condições atrativas para concluir negócios e estabelecer infraestruturas informáticas de telecomunicações e de transporte », explicou Ndiaye.

Por sua vez, a embaixadora dos Estados Unidos em Dakar, Marcia Bernicat, defendeu que a instalação da IBM no Senegal é um exemplo real de excelência dos intercâmbios comerciais entre os Estados Unidos e o Senegal estimados em 218 milhões de dólares americanos em 2010.

Ela acrescentou que o Senegal está em boas condições de se tornar num pólo tecnológico na sub-região e indicou que a IBM vai contribuir para a redução do fosso digital no país e ajudar a administração senegalesa a modernizar o seu parque informático.

A diplomata norte-americana instou a IBM a dotar-se duma política eficaz de prevenção da corrupção defendendo que este flagelo constitui um obstáculo ao crescimento económico.

A IBM está presente em mais de 20 países africanos dos quais a África do Sul, Marrocos, o Egito, a Tunísia, a Argélia, o Gana, a Nigéria, o Quénia, as ilhas Maurícias e o Senegal, e oferece serviços em setores que cobrem as telecomunicações, o petróleo, o gás e as finanças do Estado.

-0- PANA COU/JSG/FK/IZ 17maio2011