Agência Panafricana de Notícias

IBK apela à mobilização para segunda volta das presidencais no Mali

Bamako, Mali (PANA) – O candidato da Coligação para o Mali (RPM) à segunda volta das eleições presidenciais, Ibrahim Boubacar Kéita (IBK), apelou aos seus partidários a se remobilizarem para o escrutínio previsto para domingo próximo.

Vencedor da primeira volta com 39,2 porcento dos votos, IBK saudou a organização do escrutínio e o comportamento dos seus concidadãos.

«Bravo ao povo maliano que demostrou o seu civismo e o seu compromisso a favor da democracia», disse IBK domingo durante uma conferência de imprensa organizada em Bamako na sede do seu diretório de campanha.

«A primeira volta destas eleições presidenciais demostrou com clareza que os Malianos decidiram ter o seu destino nas suas mãos. Apesar das dificuldades, as Malianas e os Malianos mobilizaram-se como nunca na nossa recente história política», acrescentou o antigo primeiro-ministro.

Para o líder da RPM, a forte participação no escrutínio do domingo, 28 de julho, é um primeiro sucesso, uma primeira vitória para o Mali, convidando os eleitores a não desistirem na segunda volta.

«Temos de permanecer vigilantes para que a esperança não esteja confiscada. Os velhos costumes são resistentes. Temos de, juntos, permanecer mobilizados contra as tentativas de manobras e de fraudes. Não há vitória fácil, todavia desta vez ela não nós será roubada», prosseguiu dirigindo-se aos seus partidários.

Ele apelou à «união sagrada dos patriotas em torno de valores que fundam a identidade maliana escolhendo a justiça, a verdade, a coragem, a ética e a integridade».

Na segunda volta, o adversário de Ibrahim Boubacar Kéita será Soumaïla Cissé, candidato da União para a República e a Democracia (URD), que ficou em segundo lugar durante a primeira volta com 19,44 porcento dos votos.

-0- PANA GT/AAS/IBA/CJB/TON 05ago2013