Hussein Ali Mwinyi empossado como oitavo presidente de Zanzibar
Dar-es-Salaam, Tanzânia (PANA) – Hussein Ali Mwinyi, de 53 anos de idade, tomou posse nesta segunda-feira como oitavo presidente de Zanzibar, sucedendo a Ali Mohamed Shein, cujo mandato segundo e último mandato de cinco anos terminou, soube a PANA de fonte segura no local.
Mwinyi, filho do segundo Presidente da Tanzânia, Ali Hassan Mwinyi, foi declarado vencedeor do escrutínio presidencial de Zanzibar sob a bandeira do partido CCM, no final das eleições gerais de 28 outubro último.
Ele obteve 76,27 por cento dos votos, derrubando 16 outros candidatos em competição, provenientes de diferentes partidos partidos.
A cerimónia de emposse decorreu no Estádio Amani, em Zanzibar, na presença de vários dignitários estrangeiros e locais.
Mwinyi, um médico de profissão e antigo ministro da Defesa da Tanzânia, foi empossado diante de vários dignitários locais, nomeadamente o presidente do Supremo Tribunal de Zanzibar, Omar Othman Makungu, e estrangeiros.
No seu discurso à nação, ele prometeu formar "um Governo rigoroso e aplicado para a emergência de um Zanzibar próspero."
« A nossa missão a nós todos agora é construir um Zanzibar novo e próspero. Que cada um de nós desempenhe o seu papel para a transformação de Zanzibar”, declarou o presidente recém-eleito aplaudido efusivamente.
Zanzibar e Tanganyika juntaram-se em 1964 para formar a República Unida da Tanzânia, mas o arquipélago conserva o seu estatuto de Estado autónomo.
-0- PANA EBM/MA/NFB/JSG/FK/DD 2nov2020