Agência Panafricana de Notícias

Humanitários alarmam-se com aumento de número de vítimas civis em Darfur

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - Humanitários da Organização das Nações Unidas (ONU) manifestaram-se preocupados face ao aumento crescente de vítimas civis dentro e à volta da cidade cercada de El-Fasher, no norte de  Darfur (oeste sudanês),  soube a PANA de fonte oficial.

Segundo relatórios da ONU, que citam fontes locais, paramilitares das Forças de Apoio Rápido (RFS, sigla em inglês) que combatem as forças militares governamentais há 18 meses,, lançaram  uma ofensiva com mísseis sábado último, matando mais de 30 pessoas nessa cidade, contra nove mortos e 20 feridos resultantes de um ataque com drone lançado um dia antes contra um hospital saudita em El Fasher.

Estas investidas consistem em bombardeanentos repetidos do campo de pessoas deslocadas em Zamzam, na mesma cidade, desde o início do mês de janeiro corrente, denunciou o porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric, durante um briefing com a imprensa em Nova Iorque.

"O Campo acolhe centenas de milhares de pessoas mas nele foram assinaladas más condições de vida, nomeadamente a fome, no início do ano em curso, lê-se nos relatórios da ONU.

Reagindo aos falecimentos ocorridos nessa cidade nos últimos dias, Dujarric condenou todas estas atrocidades contra civis, onde quisesse que ocorresse.

Numa mensagem publicado no X (ex-twitter), o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, declarou que o hospital principal em causa já não está operacional, qualificando de "deploráveis" quaisquer ataques contra esttuturas de saúde.

A seu ver, estes atos fazem parte de uma escalada mais larga dos ataques  em Darfur e noutras regiões do Sudão.

Reiterou o apelo do Escritório dos Assuntos Humanitários da ONU (OCHA) com vista a um cessar-fogo imediato.

“Reiteramos que o direito internacional humanitário deve ser respeitado. Civis e infraestruturas civis, incluindo hospitais, não são alvos”, acrescentou Ghebreyesus.

-0- PANA MA/NFB/JSG/DD 17dez2024