Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - Homenagens afluem para um herói da libertação da África do Sul, Mluleki George, falecido, terça-feira, de uma doença ligada ao coronavírus (covid-19), constatou a PANA no local.
Ex-vice-presidente da União Sul-Africana de Râguebi e membro fundador do partido político Cope, Mluleki George travou uma longa batalha contra o sistema de apartheid (segregação racial).
O primeiro-ministro do Cabo Oriental, Oscar Mabuyane, declarou que George foi uma personalidade dinâmica e um ativista político cujo interesse de ver pessoas da sua comunidade, habitantes da sua província e Sul-Africanos terem possibilidades de desenvolvimento e transformação da sua vida, inspirou o seu empenho no desporto, na política, na igreja e no Governo.
Mabuyane acrescentou que George desempenhou um papel ativo na luta contra o apartheid enquanto membro do Congresso Nacional Africano (ANC, partido no poder), motor do desenvolvimento comunitário através do desporto.
Também se envolveu ativamente na igreja e representou depois “o nosso povo no Parlamento enquanto representante eleito”, acrescentou.
"Agradecemos-lhe o seu serviço prestado ao povo do nosso país e o compromisso de criar uma vida melhor para todo o nosso povo”, acrescentou Mabuyane.
-0- PANA CU/AR/BAI/IS/FK/DD 06jan2021