São Tomé São Tomé e Príncipe (PANA)- Um hospital de campanha o hospital de campanha, com capacidade para 50 pacientes de covid-19 (coronavírus) em São Tomé e Príncipe, entrou nesta quinta-feira em funcionamento, anunciou o ministro são-tomense da Saúde, Edgar Neves.
Os pacientes, que se encontravam no isolamento sem sintomas, foram transferidos para esta nova unidade hospitalar, no centro da cidade capital, São Tomné, no centro de um estádio de futebol de 11 jogadores, de acordo com o governante.
Um dia antes da sua inauguração, o hospital foi aberto para autoridades competentes, profissionais de saúde e parceiros multilaterais, nomeadamente as Nações Unidas, o Instituto Nacional Medico de Portugal (INEM) se inteirarem do circuito de funcionamento do mesmo.
Nele vão trabalhar cerca de cinquenta profissionais de saúde, diariamente.
“O hospital esta concebido para que não haja contaminação das pessoas dos profissionais que lá labutam. É um trabalho de fundo. Estamos perante uma obra cujo resultados vamos sentir mais tarde", disse Edgar Neves.
A realização desta estrutura de saúde, segundo o governante, é fruto da colaboração entre profissionais do Estado, a OMS (Organização Mundial da Saúde) e a equipa do INEM
Por sua vez, a representante da OMS, Claudina Cruz, disse que o país está perante um centro de tratamento de excelência, pois, frisou, está aqui um exemplo único de separação das zonas limpa e suja.
-0- PANA RMG/DD 21maio2020