Agência Panafricana de Notícias

Hospital Militar inaugurado em Bissau

Bissau, Guiné-Bissau (PANA) - Um hospital militar com capacidade para 200 camas foi inaugurado em Bissau após a sua construção graças a uma financiamento da República Popular da China, soube-se de fonte oficial.

A instalação sanitária atenderá, além de militares, a população civil no quadro da política do Governo de criação de melhores condições e de acesso aos serviços hospitalares e da cobertura sanitária em todo o território nacional.

Fruto da cooperação entre a Guiné-Bissau e a China, o hospital que possui uma equipa de 22 médicos e 57 enfermeiros funcionará nesta primeira fase com os serviços de urgência, medicina interna, maternidade, infeciologia e ortopedia.

Entretanto, ainda por funcionar estão os serviços de bloco operatório e de estomatologia que, segundo indicou à PANA a directora-geral do hospital, Cadi Seide.

Falando na cerimónia de abertura do hospital, o ministro da Defesa e Combatentes da Liberdade de Pátria da Guiné-Bissau, Aristides Ocante da Silva, disse que o país tem um "défice grande" na formação de quadros médicos.

“Sabemos que temos um défice grande em termos do pessoal de saúde quer no sistema nacional de saúde, dependente do Ministério de saúde, quer no próprio sistema da saúde militar, por isso vamos apostar na formação”, afirmou o ministro da Defesa e Combatentes da Liberdade da Pátria.

-0- LON/TON 30Maio2011