Bamako, Mali (PANA) – Cinco civis morreram e três outros ficaram feridos num ataque perpetrado no último fim de semana por homens armados não identificados em Kassa, a quase oito quilómetros da cidade de Bandiagara, na província de Mopti, no centro do Mali, soube a PANA esta segunda-feira junto de fontes de segurança.
Chegados a pé a Kassa, por volta das 16 horas locais, homens pesadamente armados, de que se ignora a identidade, dispararam contra elementos de autodefesa, fazendo cinco mortos, três feridos, um dado como desaparecido e avultados danos materiais, precisaram as mesmas fontes.
Retorquindo, os elementos de autodefesa abateram 10 indivíduos do lado dos presumíveis terroristas que fugiram após o seu delito.
Os feridos foram transportados por Dozos, caçadores tradicionais, para a aldeia de Docoumbo, com vista a receber cuidados médicos.
Nestas zonas, Bandiagara, Bankass e Koro, no centro do Mali, milícias de autodefesas foram criadas para garantir a segurança das populações, na ausência do Estado.
Elas foram criadas na sequência dos conflitos intercomunitários entre Fulas (criadores de gados) e Dogons (camponeses), e do recrudescimento dos ataques terroristas, que já fizeram várias centenas de mortos e vários milhares de deslocados.
-0- PANA GT/JSG/FK/DD 13jan2020