Homens armdados raptam professor e filhos na Universidade de Abuja
Abuja, Nigéria (PANA) - Homens armados atacaram os gabinetes dos funcionários da Universidade nigeriana de Abuja (UNIABUJA), na manhã de terça-feira, e sequestraram um professor de economia, identificado como Obansa Joseph, dois dos seus filhos e três outras pessoas.
Segundo uma testemunha, os homens armados invadiram as instalações dos funcionários, em Giri, no concelho regional de Gwagwalada, no Território da Capital Federal (FCT), em Abuja, na terça-feira, a uma hora da manhã e fizeram desmandos durante uma hora.
A fonte pediu o anonimato por medo de ser alvo dos sequestradores e dos membros do bando.
Ainda não se confirmou os nomes dos dois filhos do professor sequestrados durante o ataque.
A identidade das outras vítimas também ainda não foi oficialmente determinada, mas a fonte identificou-as como “Barrister John, Fidelis and Mallam Sambo”.
O porta-voz da universidade, Habib Yakoob, confirmou a informação, dizendo que as vítimas são seis no total e que os agentes de segurança foram mobilizados para obter a sua libertação.
O professor Obansa Joseph é descrito como "um economista de destaque e reputação" que, além de lecionar na UNIABUJA, é também professor visitante de economia na Universidade Veritas, também em Abuja.
A porta-voz da Polícia da CTF, Josephine Adeh, também confirmou os ataques e os sequestros, garantindo que foram despachados agentes policiais para resgatar os reféns.
Várias partes da Nigéria enfrentam atualmente sérios problemas de segurança e um aumento da criminalidade, enquanto as forças de segurança lutam contra esta ameaça.
-0- PANA MON/RA/NFB/JSG/MAR/IZ 03nov2021