Agência Panafricana de Notícias

Homens armados suspendem bombagem no entreposto de petróleo no este da Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – Um grupo armado entrou segunda-feira à noite no entreposto de hidrocarbonetos de Zaouia, a 55 quilómetros a oeste de Tripoli, forçando o pessoal a cessarem de bombear combustíveis, anunciou terça-feira a Empresa Nacional Líbia de Petróleo (NOC).

Esta situação obrigou as operadoras na sala de controlo a cessar de bombear combustíveis para o depósito de petróleo de Tripoli através da linha 16, « o que afeta negativamente a receção do depósito de petróleo de Tripoli e o abastecimento da cidade e das outras aglomerações de Jebal Al-Gharbi de gasolina », revelou a NOC.

A NOC encontrou uma solução alternativa que consiste em desviar os navios-cisternas destinados ao porto de Zaouia para o seu descarregamento no porto marítimo de Tripoli.

“ Os reservatórios na cidade de Tripoli estão numa boa taxa de stock e a situação está sob controlo », precisou a NOC.

A empresa petrolífera pediu igualmente a abertura imediata e incondiconal da operadora ou a tomada de medidas jurídicas necessárias para dissuadir os culpados.

As instalações petrolíferas líbias estão confrontadas com várias dificuldades desde 2011 visto que elas são alvos de ataques de milícias armadas em que exploram a situação de insegurança para cessar a produção e perturbar operações de transporte e de produção de petróleo.

-0- PANA BY/IS/IBA/FK/DD 19set2017