Homens armados queimam camião carregado de cereais no Mali
Bamako, Mali (PANA) - Um camião que transportava cereais, da feira semanal Bankass para Mopti, capital da província do mesmo nome, no centro do Mali, foi atacado e queimado terça-feira por indivíduos armados não identificados, no eixo Bankass-Bandiagara, soube a PANA quinta-feira de fonte local.
De acordo com as autoridades locais, não houve perda de vidas humanas, tendo o condutor do veículo e os seus ajudantes escapado, antes de os atacantes incendiarem o camião e a sua carga.
Na semana passada e no mesmo local, dois veículos de transporte público foram também atacados por homens armados não identificados, matando seis pessoas.
As duas viaturas foram completamente calcindadas.
Vários pontos de Mopti vivem uma insegurança sem precedentes, marcada por conflitos intercomunitários entre pastores Fulani e agricultores Dogon, que causaram centenas de mortes em ambos os lados e milhares de deslocados, nos últimos três anos.
Apesar dos bons ofícios do Governo do Mali, da sociedade civil e mesmo da comunidade internacional, continuam a registar-se ataques mortais frequentes nas zonas em causa.
Em agosto passado, o primeiro-ministro do Mali visitou o centro do Mali, particularmente nas províncias de Mopti e Segou, para pedir o regresso da paz a esta parte do Mali.
Durante a visita, foram assinados acordos de cessação das hostilidades entre as milícias de autodefesa, tidas como responsáveis pelos ataques.
-0- PANA GT/TBM/CJB/IZ 20set2019