Agência Panafricana de Notícias

Homens armados matam 12 civis em aldeia da província maliana de Tombouctou

Bamako, Mali (PANA) - Homens armados atacaram domingo a aldeia de Gabéri, a 12 quilómetros de Gourma Rharous, na província maliana de Tombouctou, informou esta segunda-feira a Agência Maliana de Notícias (AMAP).

Segundo fontes locais, 12 civis morreram no ataque e duas outras pessoas ficaram feridas. "A evacuação dos homens armados nesta localidade era na realidade uma operação de vingança", indicaram.

Dois jovens, que circulavam de moto, atacaram sábado último a casa dum habitante da aldeia de Gabéri, depois de o homem se recusar a obedecer a ordens para ceder os seus bens.

Face à sua resistência, um dos agressores disparou contra ele, mas o tiro matou um dos atacantes e feriu o aldeão.

O atirador voltou domingo à aldeia à frente dum reforço e disparou contra tudo e todos, forçando os habitantes de Gabéri a procurarem refúgio em Gourma-Rharous, segundo o presidente do conselho local.

Este ataque surge menos de duas semanas após um outro ataque por homens armados contra o campo de guarda em Gourma-Rharous, fazendo 11 mortos entre os soldados malianos.

Na semana passada, cinco pessoas suspeitas de envolvimento no ataque contra o campo de guarda em Rharous foram capturadas pelo Exército e entregues à Justiça, figurando entre eles um antigo deputado.

-0- PANA GT/BEH/FK/IZ 10ago2015