Bamako, Mali (PANA) - Homens armados não identificados atacaram terça-feira o posto de controlo de Sandaré, círculo de Nioro, região de Kayes (Oeste), ferindo vários gendarmes antes de atearem fogo a veículos, anunciou quarta-feira a Agência Maliana de Notícias (AMAP).
Citando fontes locais, uma loja próxma do posto da Gendarmaria foi também completamente saqueado, e os assaltantes se dirigiram para Diéma, na mesma região, a 350 km de Bamako, segundo a mesma fonte.
A 25 de julho último, um gendarme foi morto, em Massigui, no círculo de Dioila, na região de Koulikoro, durante um ataque perpetrado por homens armados não identificados da Brigada de Gendarmerie local.
A este ataque seguiu-se, a 31 de julho, um outro num posto de controlo em Koutiala, na região de Sikasso (Sul), durante o qual um oficial da Alfândega e um civil foram mortos por homens armados não identificados vindos do lado de Koury, em direcção à fronteira entre o Mali e o Burkina Faso.
Para além das regiões norte e central do Mali, que são alvos frequentes de ataques terroristas e conflitos intercomunitários que já resultaram em centenas de mortes de militares e civis e milhares de pessoas deslocadas, o Sul conhece um ressurgimento de ataques por presumíveis jihadistas.
-0- PANA GT/TBM/SOC/DIM/IZ 05agosto2020