Homens armados atacam domicílio de ex-Presidente Jonathan na Nigéria
Abuja, Nigéria (PANA) – Um soldado nigeriano foi morto terça-feira quando desconhecidos abriram fogo num posto de segurança perto da residência do antigo Presidente Goodluck Ebele Jonathan, situada em Otuoke, no Estado de Bayelsa, na região do Delta do Níger, donde é originário o antigo dirigente.
O porta-voz do antigo Presidente nigeriano, Ikechukwu Eze, revelou, num comunicado que confirma o ataque, que um outro soldado ficou ferido e estava a receber cuidados num estabelecimento médico.
A região do Delta do Níger é rica em violência armada, porque milícias armadas reivindicam territórios e influência.
Segundo o comunicado de Eze, os bandidos que chegaram com cinco navios motorizados atacaram o posto de segurança, a cerca de 100 metros da residência de Jonathan, na sua cidade natal, Otuoke, à madrugada de quarta-feira e tentaram tirar a canhoneira pertencente às Forças Armadas e estacionada num riacho perto da residência.
Os assaltantes "foram repelidos por corajosos soldados que os engajaram numa troca de tiros", refere a nota, acrescentando que os homens "não podiam suportar o poder de fogo dos soldados e foram forçados a fugir".
Infelizmente, lamenta o documento, um soldado governamental perdeu a vida nos combates, enquanto um outro ficou ferido, estando atualmente a ser tratado num estabelecimento médico, em Yenagoa, e num estado estável.
O antigo Presidente, que não estava em Otuoke, na altura do ataque, voltou contudo à sua aldeia na manhã de quarta-feira para avaliar a situação.
Jonathan condenou o ataque e apelou para que a população não se alarme, antes de apresentar as suas condolências à família do soldado morto e às Forças Armadas.
-0- PANA MON/AR/AKA/BEH/MAR/IZ 26dez2019