Agência Panafricana de Notícias

Homens armados atacam camião de transporte de fundo na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - Homens armados atacaram segunda-feira em Sirtes, no centro da Líbia um camião de transporte de fundos, roubando um milhão e 500 mil dinares líbios (cerca de um milhão e 250 mil dólares americanos), revelaram fontes de Sahara Bank (Banco do Sara).

"Cinco homens armados e mascarados a bordo dum veículo atacaram um camião de transporte de fundo contendo um milhão e 500 mil dinares e roubaram-nos", indicou o diretor da sucursal de Sahara Bank em Sirtes (centro da Líbia), Muftah Maikal, citado pelo jornal eletrónico "al Wassat".

Segundo esta fonte, o ataque decorreu em plena luz do dia diante de várias testemunhas num cruzamento perto da Direção da Segurança no bairro Ribat de Sirtes.

Este ataque é o quarto ocorrido em Sirtes e cujos autores não foram identificados.

Em finais de outubro último, dez homens fortemente armados roubaram cerca de 54 milhões de dólares encontrados num camião de transporte de fundos.

As autoridades políticas e judiciais indicaram ter identificado os autores mas até agora nenhuma detenção foi feita.

A proliferação das milícias armadas favorece uma criminalidade galopante crescente na Líbia, indica-se no local.

Em Tripoli, uma sucursal do Banco Al-Jamhouri situada no bairro Gorgi da mesma cidade foi atacada por três vezes por homens armados que roubaram somas de dinheiros, tendo o último roubo, de 240 mil dólares americanos, ocorrido sábado último.

Várias outras cidades, como Sebha (sul), Ajdabia e Benghazi (nordeste), registaram igualemente ataques contra camiões de transporte de fundos.

-0- PANA BY/TBM/SOC/MAR/DD 27maio2014