Bamako, Mali (PANA) - Trinta pessoas foram assassinadas por homens fortemente armados não identificados, que atacaram simultaneamente quatro aldeias quarta-feira, no círculo de Bankass, na região de Mopti, no centro do Mali, soube a PANA de fontes concordantes sexta-feira.
Danos materiais "imensos" foram igualmente registados nas localidades visadas, segundo as mesmas fontes, que precisam que os atacantes chegaram de Baye, rumo à fronteira do Burkina Faso, a bordo de quatro veículos pickup, dois triciclos e várias motos.
Os ataques simultâneos decorreram em quatro aldeias, designadamente Gouari, Djimdo, Panga Dougpou, Dialakanda, todas localidades ocupadas por Dogons.
Outras fontes indicam que um acampamento das Forças Armadas do Mali está localizado a cerca de 20 quilómetros das aldeias atacadas, acrescentando que o Exército do Mali chegou a Gouari depois que os combates cessaram.
Ataques semelhantes foram cometidos nesta zona nos últimos tempos por homens armados não identificados, fazendo dezenas de mortos civis e militares das Forças Armadas do Mali.
O centro do Mali conhece também conflitos intercomunitários entre os pastores fulas e os agricultores Dogons por mais de dois anos, causando centenas de mortes de ambos os lados e milhares de pessoas deslocadas.
-0- PANA GT/JSG/MAR/IZ 03julho2020