Agência Panafricana de Notícias

Holanda disponibiliza 150 ME para financiamento de projetos em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) – O Governo dos Países Baixos vai disponibilizar este ano cerca de 150 milhões de euros (ME) para financiamento de projetos públicos e privados em Cabo Verde, apurou a PANA de fonte empresarial na cidade da Praia.

Os mecanismos de acesso a este programa neerlandês de financiamento, denominado “Programa Holandês de Apoio ao Setor Privado”, foram apresentados aos empresários cabo-verdianos e instituições públicas pelo embaixador dos Países Baixos, em Cabo Verde, Theo Peters, numa sessão que decorreu na sede da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Sotavento (CCISS), na capital cabo-verdiana.

Cabo Verde tem agora que ter capacidade de apresentar projetos, quer a nível público quer a nível privado para poder tirar o melhor proveito do programa, defendeu o presidente da CCISS, Jorge Spencer Lima.

O empresário explicou que os projetos públicos terão uma fatia, que varia entre os 30 e os 60 milhões de euros destinados às infraestruturas, pelo que agora vai depender da “capacidade” do Governo em apresentar projetos que estejam dentro do quadro deste programa.

“Este programa holandês é, de facto, um programa que tem as duas vertentes distintas. Abrange projetos de âmbito público, sobretudo para as infraestruturas, mas também contempla programas de financiamento privado, destinados às empresas. Mas o grosso é basicamente de cooperação técnica”, explicou.

O presidente da entidade que representa o setor empresarial da região sul do arquipélago revelou ainda que este programa tem dois aspetos fundamentais, que é o financiamento dos projetos, que terão que ser projetos bancáveis e, também, de assistência técnica, quer através do PUM (Programma Uitzending Managers – técnicos reformados holandeses), ou outros fundos que o Governo neerlandês disponibiliza a determinados países, para financiamento de “projetos viáveis e com pernas para andar”.

-0- PANA CS/IZ 06nov2015