Agência Panafricana de Notícias

Historiador senegalês considera "catástrofe humanitária" na África Ocidental

Kigali, Rwanda (PANA) - A epidemia do vírus de Ébola não é só uma "emergência de saúde pública de alcance mundial", mas também uma "catástrofe humanitária" na região da África Ocidental, considerou segunda-feira o historiador senegalês Fadel Dia, num texto literário a que a PANA teve acesso em Kigali.

Segundo o pesquisador senegalês, é igualmente um jogo de palavras, quando a imprensa ocidental coloca o Senegal entre os países "afetados pelo Ébola", mesmo sem nenhum foco desta doença no país e onde o único paciente examinado veio do exterior.

A ser assim, disse, os Estados Unidos, a Alemanha ou a Espanha, que também acolheram pacientes, "deveriam também figurar no mesmo quadro desagradável", apesar de as formas de transmissão serem diferentes,

Por isso, Dia denunciou este cenário como uma atitude de "dois pesos, duas medidas" da comunidade internacional face a esta pandemia.

O vírus de Ébola provocou até agora a morte de cerca de mil e 500 pessoas e mil e 848 doentes atualmente sob tratamento, segundo o último balanço atualizado da Organização Mundial da Saúde (OMS), nomeadamente nalguns países da África Ocidental.

"Para além do flagelo em si, há também uma batalha de comunicação que se trava às nossas expensas e nós devemos ultrapassar as injúrias e renunciar às amálgamas, mesmo diante dos nossos amigos", insurgiu-se o historiador senegalês, parafraseando o famoso escritor franco-camoronês Mongo Beti, na sua célebre citação "Africanos, Se Vocês Falassem!" para denunciar os dirigentes que devem falar para desenterrar os males escondidos sob as palavras".

"Para a nossa infelicidade, Ébola é uma endemia africana e, face a este flagelo, a primeira reação das grandes potências foi barricar-se e não erradicá-la", concluiu o escritor senegalês num estilo meio-poético que denuncia a incapacidade de instaurar meios coordenados de investigação e tratamentos das doenças que nascem ou se desenvolvem no nosso continente africano.

-0- PANA TWA/JSG/MAR/IZ 09set2014