Agência Panafricana de Notícias

Historiador doa obra de arte ao Museu Léopold Sédar Senghor

Paris, França (PANA) – Uma escultura de 2,3 metros do famoso artista franco-americano Armand-Pierre Fernandez, conhecido por Arman, será graciosamente oferecida ao Senegal no quadro da criação do Museu Lépold Sédar Senghor, revelou à PANA o doador da obra, o historiador fancês Gérard Bosio.

«Nós procedemos a esta doação a fim de atrair outros donativos. O nosso objetivo é acelerar a criação do Museu Senghor. A escultura de Arman que doamos hoje é uma obra monumental a favor do património cultural senegalês e africano», afirmou.

«O desafio desta doação é ajudar a construir, no âmbito do Museu Senghor, um dos mais belos patrimónios artísticos. A escultura doada é uma acumulaçao de bronze feita em memória de Up-Libris. Está estimada em mais de 150 mil euros», acrescentou Bosio, antigo conselheiro do Presidente Senghor.

A antiga casa do Presidente Senghor foi adquirida pelas autoridades senegalesas no quadro da criação do Museu da Civilização Negra que terá o seu nome.

Falecido em 2005 aos 77 anos, Arman é especialmente conhecido pela criação de várias obras de arte célebres entre as quais os sinais de mármore pendurados numa das varandas da Presidência francesa, em Paris.

-0- PANA SEI/AAS/IBA/CCF/IZ 28mars2011