Agência Panafricana de Notícias

Hillary Clinton exorta Africanos a seguir exemplo de Cabo Verde

Praia- Cabo Verde (PANA) -- A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, exortou sexta-feira na ilha cabo-verdiana do Sal os países africanos a seguir o exemplo de Cabo Verde em termos de boa governação, crescimento económico, respeito pelos direitos humanos e melhoria da qualidade de vida da sua população, soube a PANA de fonte oficial.
Falando durante uma conferência de imprensa, que marcou o encerramento do seu périplo por sete países africanos iniciado a 5 de Agosto no Quénia, a chefe da diplomacia norte-americana apresentou Cabo Verde como exemplo a seguir por África, facto que a levou a escolher o arquipélago como último ponto da sua primeira visita de trabalho a África.
"Se não querem ouvir os Estados Unidos, pelo menos olhem para Cabo Verde", disse Hillary Clinton, frisando que o seu périplo de nove dias por sete países da África Subsariana terminou justamente em Cabo Verde para "mostrar aos outros países que a administração Obama acredita que o futuro de África passa pela boa governação".
A secretária de Estado norte-americana, que estava acompanhada do primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, afirmou que, antes de viajar para África enumerou os aspectos positivos e negativos de cada país e concluiu que o arquipélago "é um dos pouco que tem mais pontos positivos do que negativos".
"Muitos lugares têm alguns pontos positivos, mas nenhum colocou todos os aspectos juntos como Cabo Verde, nomeadamente a boa governação, a transparência, a democracia e a luta contra a pobreza", sustentou, sublinhando que os Estados Unidos estão orgulhosos de ser amigos e parceiros do arquipélago.
Hillary Clinton disse que a administração de Barack Obama acredita que "com a liderança certa, um Governo comprometido com a democracia, com o respeito pelas leis e com transparência nas contas públicas pode-se elevar o nível de vida do povo, gerar não só crescimento económico mas também dignidade humana e possibilidade de qualidade de vida da população".
"Se não quiserem ouvir o Presidente Obama e eu a dizer-vos podem fazer isso, então olhem para exemplos como Cabo Verde e o que está a ser feito", enfatizou.
Por outro lado, a secretária de Estado norte-americana prometeu mais apoio dos Estados Unidos no combate ao tráfico de droga, de armas e de pessoas, um dos problemas mais bicudos enfrentados pelas autoridades cabo-verdianas nos dias de hoje.
"Face à posição geoestratégica de Cabo Verde no corredor do Oceano Atlântico, os Estados Unidos vão aumentar o apoio na luta contra os vários tipos de tráficos: droga, armas e pessoas", disse.
Hillary Clinton afirmou que os Estados Unidos trabalham com Cabo Verde na formação da Polícia e na assistência do Bureau Federal de Investigações (FBI) em aspectos específicos, sublinhando a prontidão do seu país para expandir a sua ajuda à segurança marítima.