Agência Panafricana de Notícias

Hillary Clinton criticada na Nigéria

Lagos- Nigéria (PANA) -- O Partido Popular Democrático (PDP), no poder na Nigéria, insurgiu-se energicamente contra as declarações da secretária de Estado americana, Hillary Clinton, durante a sua visita de 36 horas ao país.
Hillary Clinton, que deixou a Nigéria quinta-feira de manhã, considerou que a corrupção e a má liderança a todos os níveis são algumas das razões que impedem o país de explorar as suas potencialidades.
O porta-voz do PDP, o professor Rufai Ahmed Alkali, disse que "apesar de reconhecemos que a tarefa diante de nós é enorme e que a situação actual pode ser melhorada, achamos que as suas declarações condescendentes contra o nosso país e os nossos dirigentes não são apropriadas".
Segundo ele, Hillary Clinton foi vítima de desinformação por parte de "indivíduos ou de grupos e outros políticos perdedores".
Além do porta-voz do PDP, um antigo senador e responsável do grupo sociocultural Arewa Consultative Forum (ACF), Joseph Waku, rejeitou os comentários de Hillary Clinton sobre a Comissão de Combate aos Crimes Económicos e Financeiros (EFCC).
A secretária de Estado americana considerou que os desempenhos da Comissão, órgão de luta contra a corrupção na Nigéria, baixaram.
Joseph Waku apresentou os resultados da Comissão para provar que a Secretária de Estado americano foi mal informada, segundo ele.
Recordou que no ano passado a Comissão conseguiu mais de 65 condenações, mais de 400 casos diante dos tribunais e recuperou fundos dum montante superior a 50 milhões de nairas.