Agência Panafricana de Notícias

Hilary Clinton enaltece Millenium Challenge Compact para Senegal

Dakar, Senegal (PANA) – A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, declarou que o Millenium Challenge Compact (MCC) de 450 milhões de dólares americanos do seu país para o Senegal é um dos mais importantes do mundo.

Falando quarta-feira no Senegal, no quadro da sua visita a Dakar, primeira etapa do seu périplo africano, ela indicou que este contrato ajuda o Senegal a melhorar as suas infraestruturas rodoviárias, construir pontes, irrigar cerca de 90 mil hectares de terras cultiváveis e facilitar o acesso da produção agrícola aos mercados.

"Além disso, este ano, a Agência Norte-americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID) disponibiliza 19 milhões de dólares americanos para construir escolas e formar professores, 17 milhões de dólares para apoiar o abastecimento alimentar, 55 milhões de dólares para melhorar a saúde pública", lembrou a secretária de Estado norte-americana.

De Dakar, ela ruma para o Uganda (esta quinta-feira), para o Sudão Sul, o Quénia, o Malawi e a África do Sul.

Criado pelo Congresso norte-americano em 2004, o MCC é uma agência de ajuda inovadora e independente no exterior que participa na luta contra a pobreza no mundo.

Ele concede a países que fazem bons desempenhos das subvenções à grande escala para financiar soluções nacionais de redução da pobreza através dum crescimento económico sustentável.

Apenas os países que praticam a boa governação, a liberdade económica e que investem nos seus cidadãos são elegíveis a parcerias do MCC, no quadro das quais lhes são concedidas subvenções por um período de cinco anos.

-0- PANA SEG/FJG/JSG/FK/DD 02agosto2012