Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Hamed Bakayoko foi nomeado quinta-feira primeiro-ministro da Côte d´Ivoire, depois da morte de Amadou Gon Coulibaly, soube a PANA de fonte oficial.
O Presidente da República, Alassane Ouattara, procedeu, esta quinta-feira, 30 de julho de 2020, à assinatura do decreto que nomeia Hamed Bakayoko, como primeiro-ministro, chefe do Governo, ministro da Defesa, indica uma nota lida pelo secretário-geral da Presidência, Patrick Achi.
Ahmed Bakayoko, um jornalista, era o único ministro de Estado no Governo de Amadou Gon Coulibaly.
A morte, a 8 de julho, de Amadou Gon Coulibaly, que era candidato presidencial do partido no poder, foi duramente ressentida pela classe política da Côte d´Ivoire. Quarta-feira, o Presidente Alassane Ouattara, solicitado por todas as instâncias do seu partido, a Coligação dos Houfouetistas para o Desenvolvimento e Paz (RHDP), para se recandidatar à sua própria sucessão, e exortou os militantes a conceder-lhe um pouco de tempo para refletir. Na mesma ocasião, a oposição denunciou, sublinhando que esta candidatura para um terceiro mandato é contrário à lei.
-0-PANA NDDT/BEH/MAR/IZ 30julho2020