Agência Panafricana de Notícias

Hamas exorta Israel a abrir fronteiras antes de negociar no Egipto

Cairo- Egipto (PANA) -- Um responsável do movimento palestino Hamas exortou Israel a reabrir todos os pontos de saída da Faixa de Gaza assolada pela guerra antes das negociações previstas para esta semana no Egipto com vista a pôr termo aos confrontos.
Num comunicado, Osama Hamdan, exprimiu igualmente o desejo de que as negociações de paz com Israel sejam terminadas antes da retomada das de reconciliação.
Responsáveis do Hamas são aguardados no Egipto esta semana para prosseguir a resolução dum ano e meio de querelas intestinas palestinianas, mas os comentários de Hamdan deverão, sem dúvida, complicar os esforços arabo-egípcios para a reconciliação dos grupos palestinianos.
"Os que cometeram erros devem corrigí-los por uma declaração clara e franca sobre a paragem da coordenação da segurança com a ocupação israelita, a libertação dos prisioneiros do Hamas e o fim das negociações com Israel porque o processo de paz está terminado irreversivelmente", declarou Hamdan.
"Chegou o tempo de falarmos de reconciliação com base num programa de resistência para libertar os territórios ocupados e resgatar os nossos direitos", acrescentou.
O porta-voz do Hamas, Fawzi Barhoum, declarou domingo que o seu partido rejeitará uma trégua negociada com Israel enquanto a fronteira de Gaza permanecer encerrada, isolando ainda mais a pequena faixa de terra mediterrânica depois da guerra de três semanas lançada por Israel a 27 de Dezembro.
"Apenas aceitaremos a abertura das fronteiras .
.
.
e o levantamento das sanções", frisou o porta-voz, acrescentando que as dicussões abrangerão um acordo de cessar-fogo pormenorizado.