Agência Panafricana de Notícias

Habitantes de Lagos utilizam cada vez mais transportes marítimos na Nigéria

Lagos, Nigéria (PANA) – Cada vez mais habitantes de Lagos, a capital económica e uma cidade litoral da Nigéria, recorrem ao transporte marítimo para evitar os engarrafamentos nos eixos rodoviários, de acordo com responsáveis da Autoridade das Vias Marítimas do Estado de Lagos (LASWA, sigla em inglês).

"Temos hoje um milhão 200 mil passageiros que viajam todos os meses por via marítima", congratulou-se quinta-feira Yinka Marinho, diretor-geral da LASWA.

Segundo Marinho, trata-se de um aumento de mais de 400 mil aderentes registados no último ano", numa alta de passageiros atribuída à campanha de "promoção agressiva" levada a cabo pela sua agência.

Apesar do facto de a cidade de Lagos estar rodeada de água, a maioria dos seus habitantes preferem ainda o transporte rodoviário.

A fobia da água e o risco ligado às viagens de longas distâncias desanimaram a maioria dos habitantes da cidade, estimados em mais de 15 milhões de pessoas, de utilizar os transportes marítimos.

Todavia, Marinho assegurou aos passageiros que a sua segurança está ganrantida nas vias aquáticas, pelo que o Governo investe muito no transporte marítimo para descongestionar as estradas.

"Neste momento, muita coisa foi feita em termos de construção de terminais em Ikorodu e Badore. Temos cais ao longo da via para Badagry e Epe. O transporte está assegurado de Ikorodu para Marina e de Ikorodu para as cinco enseadas de Ikoyi. Ligamos Marina a Ikorodu em 25 a 30 minutos agora", indicou Marinho.

-0- PANA SB/SEG/NFB/TBM/IBA/CJB/IZ 01set2011