Agência Panafricana de Notícias

Habitantes de Chagos a caminho de Diego Garcia

Port-Louis- ilhas Maurícias (PANA) -- Um grupo de 18 originários de Chagos residentes nas ilhas Maurícias desde o seu exílio há 40 anos deixaram a ilha terça-feira para o arquipélago de Chagos via Singapura, constatou a PANA no local.
"Vamos florescer as sepulturas dos nossos antepassados em Chagos antes de descerrar uma placa comemorativa para lembrar a nossa visita por ocasião da Festa dos Finados a celebrar-se a 1 de Novembro", declarou o líder do Grupo de Refugiados de Chagos (GRC), Olivier Bancoult.
Segundo Bancoult, os habitantes de Chagos não renunciaram aos seus direitos como cidadãos maurícios.
Ele disse que a luta pelo regresso definitivo das populações de Chagos ao arquipélago e pelo pagamento de compensações não será abandonada, lembrando a este propósito que o contrato de arrendamento concedido aos Estados Unidos pela Grã-Bretanha expira em 2016.
Bancoult lembrou igualmente que o GRC apresentou uma queixa contra a Grã-Bretanha junto do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos para pedir reparações pelo sofrimento e pelos danos morais causados aos nativos do arquipélago de Chagos entre 1965 e 1971.