Agência Panafricana de Notícias

Guineenses na Mauritânia satisfeitos com resultados de presidenciais

Nouakchott- Mauritânia (PANA) -- Os membros da forte comunidade guineense de Nouakchott, na sua maioria lavadeiros, cabeleireiros, proprietários de restaurantes e motoristas, estão satisfeitos após a divulgação dos resultados da primeira volta do escrutínio presidencial de 27 de Junho passado na Guiné- Conakry, constatou a PANA.
A Comissão Eleitoral indicou que Cellou Dallein Diallo, candidato da União das Forças Democráticas da Guiné (UFDG), obteve 39,72 porcento do sufrágios, seguido do opositor histórico Alpha Condé, da Coligação do Povo da Guiné (RPG), com 20,67 porcento dos votos.
Uma segunda volta entre os dois candidatos terá lugar a 18 de Julho próximo.
Lavadeiro estabelecido em Nouakchott há 30 anos, Sylla Mohamed saudou "o bom comportamento dos seus compatriotas no país, que contrariou todas as previsões pessimistas e o medo de violências eleitorais".
Ele manifestou o desejo duma segunda volta com calma.
O motorista Boubacar Bâ, por sua vez, saudou "a maturidade democrática" do povo da Guiné-Conakry, apesar de mais de 50 anos de ditadura, bem como o patriotismo e o compromisso do general Sekouba Konaté (Presidente interino) e disse estar convencido de que é o início duma nova era no seu país.
Seguro da vitória do seu candidato, Thierno Diallo, igualmente motorista e fervente apoiante de Cellou Dallen Diallo, deseja deslocar-se ao seu país para a eventual investidura do antigo primeiro-ministro no regime do Presidente Lansana Conte.
Cabeleireiro, Mohamed deseja, por sua vez, boa sorte aos dois candidatos da segunda volta e uma nova partida para a Guiné-Conakry.