Agência Panafricana de Notícias

Guineense eleito administrador geral de Fundação Karanta no Mali

Bamako, Mali (PANA) – Um Guineense, Lansana Chérif, foi empossado segunda-feira última, em Bamako, enquanto administrador-geral da Fundação Karanta, soube, terça-feira a PANA de fonte oficial.

A cerimónia oficial de empossamento foi presidida pela ministra maliana da Educação Nacional, Alfabetização e Línguas Nacionais, Togola Jacqueline Nana, na presença do vice-ministro burkinabe da Alfabetização, Hamadou Diendioda Dicko, eleito presidente do Conselho de Administração da referida Fundação

O novo administrador geral da Fundação foi eleito por um mandato de três anos, sucedendo assim ao Nigerino Laouli Malan Moussa que dirigia a instituição desde 2011.

O Guineense Lansana Chérif é o quarto administrador-geral da Fundação depois de um Senegalês (de 2007 a 2009), de um Burkinabé (de 2009 a 2011) e de um Nigerino (de 2011 a 3 de janeiro de 2014).

A Fundação Karanta foi criada a 15 de dezembro de 2000 em Dakar (Senegal) pelo Burkina Faso, Mali, Níger e Senegal com o objetivo de juntar os seus recursos humanos e financeiros a fim de capitalizar as suas experiências e marcar uma evolução quantitativa do sub-setor.

O seu Conselho de Administração votou o seu orçamento do exercício 2014 equilibrado em termos de receitas e despesas avaliadas em 462, 8 milhões de FCFA (960 mil dólares americanos).

-0- PANA GT/TBM/IBA/CJB/DD 08jan2013