Conacri, Guiné (PANA) - A Guiné-Conakry totalizou 11 casos confirmados da doença do vírus Ébola, quatro casos prováveis e seis mortes, anunciou segunda-feira a Agência Nacional de Segurança Sanitária (ANSS).
A mesma fonte indica que 432 contactos estão a ser monitorizados, enquanto 306 pessoas foram vacinadas, incluindo 40 em Coyah, a cerca de 40 quilómetros da capital, e 266 em Nzérékoré (sul), onde foram detetados os primeiros casos, na sub-prefeitura de Gouécké.
A ANSS anunciou recentemente a chegada do segundo lote de vacinas contra a epidemia de Ébola, constituído por 8.640 doses, completando assim um total de 20 mil doses.
A pedido do Presidente Alpha Condé, França ofereceu, na semana passada, um grande lote de kits de proteção, destinados ao pessoal médico destacado no terreno.
Como parte da monitorização dos contactos da doença do vírus Ebola, a ANSS decidiu destacar nas fronteiras terrestres e no aeroporto de Conakry equipas médicas com vista a acompanhar de perto todos os movimentos de passageiros.
A doença do vírus Ébola foi detetada, pela primeira vez, em 2013, na Guiné-Floresta, antes da sua propagação em todo o território nacional, bem como na Serra Leoa e na Libéria, onde causou mais de 25 mil óbitos.
-0- PANA AC/JSG/DIM/IZ 01março 2021