Guiné é terceiro país mais afectado pelo coronavírus na África Ocidental, diz OMS
Conakry, Guiné (PANA) - A Guiné tornou-se no terceiro país da África Ocidental a ter o maior número de doentes infetados pela Covid-19 (coronavírus), revelou uma nota da Organização Mundial de Saúde (OMS), a que a PANA teve acesso nesta sexta-feira.
A Agência Nacional de Segurança Sanitária (ANSS) registou, quinta-feira, 144 novos casos, num total de mil 495 casos confirmados, 322 curados e sete mortos.
Na classificação da OMS, o Gana lidera com mais de dois mil casos, seguido da Nigéria com mil 700 casos, e, depois, da Guiné, que ultrapassa a Côte d’Ivoire.
Perante o crescimento exponencial dos casos de Covid-19 no país, o Presidente da República, Alpha Condé, como de costume, desde o primeiro caso detetado a 12 de março último, encontrou-se com o pessoal médico a quem reiterou o seu apelo aos médicos para manterem as suas divergências silenciosas a fim de serem "como um só homem" com vista a erradicar a doença.
O Presidente Condé recomendou-lhes igualmente para reforçarem a vigilância e aplicação de medidas de contenção.
Propôs também um aumento do número de supervisores, atualmente fixado em 260, de colhedores de amostras, que presentemente é de 65.
Pediu-lhes também para lhe expor, a breve trecho, uma lista de necessidades, em termos de medicamentos e de equipamentos.
O chefe do Estado guineense pediu aos médicos que redobrassem os seus esforços para vencerem a doença antes do início do período das chuvas, que começa geralmente em junho.
O Governo norte-americano disponibilizou, no início da semana, oito milhões de dólares americanos à Guiné, com vista a ajudá-la a fornecer às populações cuidados de saúde de qualidade e reforçar o sistema de saúde.
-0- PANA AC/DIM/DD 1maio2020