Agência Panafricana de Notícias

Guiné Equatorial doa produtos de primeira necessidade a vítimas de explosões no Congo

Brazzaville, Congo (PANA) – A Guiné Equatorial doou 419 toneladas de produtos de primeira necessidade e material médico ao Congo destinadas às vítimas das explosões ocorrido domingo último no quartel de Mpila, no nordeste de Brazzaville, anunciou terça-feira nesta cidade o vice-ministro equato-guineense da Saúde, Meuteba Fernandez Galilea.

O donativo consiste em víveres, medicamentos, vestuários, lençóis, material médico e cirúrgico, colchões e vários outros objetos necessários à assistência das famílias afetadas por esta tragédia que fez 223 mortos, doismil feridos e cerca de 15 mil desalojados, de acordo com a fonte.

«Face à situação desta envergadura, a Guiné Equatorial e o seu chefe de Estado (Teodoro Obiang Nguema Mbasogo) decidiram enviar ao Congo uma grande ajuda humanitária. Nós vamos fazer o nosso relatório sobre o que conseguimos constatar a fim de que um apoio seja concedido ao Congo, sobretudo no domínio sanitário”, declarou o governante equato-guineense, num programa da Rádio Congo.

Para canalizar a ajuda humanitária, prometeu Galilea, estão previstas 10 voos de cargueiros entre a Guiné" Equatorial e a capital congolesa, Brazzaville.

Ele acrescentou que as autoridades equato-guineenses pretendem, em função das necessidades constatadas no terreno, conceder uma ajuda suplementar.

-0- PANA MB/TBM/IBA/FK/DD 13março2012