Conakry, Guiné (PANA) - A Guiné-Conakry anunciou um segundo caso da febre de Lassa, diagnosticado na prefeitura de Guéckédou (sul), a cerca de 900 quilómetros de Conakry, a capital do país.
Segundo a Direção Provincial de Saúde (DPS) de Guéckédou, trata-se do segundo caso na sub-prefeitura de Tokounou, em Macenta, havendo atualmente mais de 100 contactos identificados, enquanto as pesquisas continuam no terreno.
Os contactos em causa são do segundo caso confirmado positivo, sendo que, de momento, o doente está internado no Centro de Ttratamento Epidemiológico de Guéckédou para os devidos cuidados médicos.
« A população de Guéckédou está a colaborar bem com as autoridades sanitárias locais", disse a mesma fonte numa nota transmitida à imprensa.
O Governo guineense anunciou recentemente a deteção de um primeiro caso de febre de Lassa, na prefeitura de Gueckedou.
A febre endémica de Lassa, que já foi diagnosticada em algumas regiões da África Ocidental, particularmente na Guiné-Conakry, na Serra Leoa, na Libéria e na Nigéria, é transmitida por um pequeno roedor peridoméstico.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) assinalou, em 2021, casos de febre de Lassa na Guiné-Conakry, particularmente na parte sul do país.
-0- PANA AC/JSG/DIM/IZ 05maio2022