Conakry, Guiné (PANA) - A Guiné-Conakry somou, domingo, mil casos confirmados de coronavírus, com mil e 94 casos positivos, dos quais 225 curados e sete mortes, soube a PANA junto da Agência Nacional de Segurança Sanitária (ANSS).
Mais de 800 doentes estão internados nas zonas designadas, das quais o Centro Hospitalar Universitário (CHU) de Donka, o maior com 700 assentos, mas que já não oferece a possibilidade de acolhimento, de acordo com encarregue de coordenar a luta contra o vírus, desde o surto do primeiro caso, a 12 de março último.
Face à penúria de tratamento das pessoas testadas positivas, vozes elevam-se cada vez mais no seio da classe política e da sociedade civil, apelando ao Governo para mais transparência e soluções urgentes a favor dos doentes ainda não submetidos aos tratamentos.
Consequentemente, o Governo antecipar o fim das obras duma clínica dos arredores da capital, com capacidade de acolhimento para 200 assentos e que estará funcional nos próximos dias.
O uso da máscara é obrigatório, há 10 dias, e é escrupulosamente respeitado pelas populações, sob pena duma multa de 30 mil francos CFA guineenses (dois mil francos CFA).
-0- PANA AC/JSG/FK/DD 27abril2020