Guiné-Conakry soma mais um óbito de coronavírus
Conakri, Guiné (PANA) - A Guiné-Conakry registou um novo óbito ligado ao coronavírus e 131 novos casos positivos na sequência de testes realizados em 2.052 amostras, um índice de positividade de 6,4 por cento, anunciou a Agência Nacional de Segurança Sanitária (ANSS) no seu boletim diário.
A mesma fonte precisa que 73 pacientes foram declarados curados, enquanto 771 outros ainda estão hospitalizados, nos Centros de Tratamento Epidemiológico (CTE).
O número total de casos confirmados de coronavírus, desde a descoberta da primeira infeção, no país, a 12 de março de 2020, é de 17 mil 982, dos quais 15 mil 719 recuperações e 104 óbitos hospitalares.
A segunda vaga de contaminação, considerada grave e perigosa pela ANSS, levou o Governo a exotar a população a observar escrupulosamente as medidas de barreira, nomeadamente a lavagem das mãos com sabão e o uso de máscaras.
O Presidente Alpha Condé, que decidiu recentemente prorrogar o Estado de Emergência Sanitária, por três meses em todo o país, pediu à polícia de trânsito para reprimir aqueles que não usam máscaras, que serão obrigados a pagar uma multa de 50 mil francos guineenses (cerca de seis dólares americanos CFA).
A campanha de imunização, que começou há cerca de 10 dias com pessoal médico e pessoas com cerca de 50 anos de idade, foi possível graças a uma doação de 200 mil doses de vacina Sinopharm, oferecida pela China antes da chegada de uma encomenda de 400 mil doses da vacina russa, Sputnik V, para as quais o Governo guineense diz ter desembosado dois milhões de dólares americanos.
-0- PANA AC/JSG/DIM/IZ 16março2021