Guiné-Conakry soma 115 novos casos de coronavírus
Conakri, Guiné (PANA) - A Guiné-Conakry contabilizou, nas últimas 24 horas, 115 novos casos positivos de coronavírus, após testes realizados em mil 753 amostras.
Segundo o boletim diário da Agência Nacional de Segurança Sanitária (ANSS) chegado à PANA, esta quarta-feira, em Conakry, os últimos resultados correspondem a um índice de positividade de 6,6 por cento.
A mesma fonte precisou que 72 pacientes foram declarados curados nos Centros de Tratamento Epidemiológico (CTE), onde se encontram hospitalizadas 967 pessoas.
De acordo com a ANSS, o país acumula 125 óbitos associados à covid-19, desde da descoberta do primeiro caso da doença, no país, a 12 de março de 2020.
O Governo anunciou, no início desta semana, a chegada ao país, nos próximos dias, de uma segunda doação da China de 200 doses de vacina Sinopharm , depois das que foram entregues, no início deste mês.
A Rússia ofereceu igualmente um lote de 10 mil doses da vacina Sputnik V, depois de o país anuncia uma encomenda de 400 mil doses ao custo de dois milhões de dólares americanos.
As autoridades sanitárias, que lançaram há cerca de 10 dias a campanha de imunização, utilizam as vacinas chinesas e russas em pessoas com 50 anos de idade ou mais.
Os vacinadores percorrem cerca de 20 bairros da capital que são considerados os mais afetados pelos pela covid-19.
A ANSS planeia vacinar 45 por cento da população, até junho próximo, antes de atingir cinco milhões de pessoas, em dois anos.
Tendo em conta a gravidade da situação, o Presidente Alpha Condé prorrogou, em fevereiro último, por três meses, o Estado de Emergência sanitária, em todo o país .
-0- PANA AC/JSG/DIM/IZ 31março2021