Agência Panafricana de Notícias

Guiné-Conakry solicita ajuda internacional contra tráfico de droga

Conakry- Guiné-Conakry (PANA) -- O chefe de Estado guineense, o capitão Moussa Dadis Camara, apelou terça-feira à comunidade internacional para ajudar o seu país a combater a droga, revelando uma recente descoberta de importantes quantidades de droga e explosivos em casas abandonadas perto do mar, no subúrbio da capital, Conakry.
Falando durante um encontro público nas instalações da Televisão Nacional, o capitão Moussa Dadis Camara endereçou um pedido técnico e financeiro à comunidade internacional para ajudar a Guiné-Conakry a evacuar os produtos tóxicos que pertenceriam a um presumível traficante de droga, identificado como Mamadouu Siré Bah, em fuga antes da chegada da Junta ao poder em Dezembro último.
"Estamos numa fase extremamente difícil.
Não podemos enterrar estes produtos senão a vida dos cidadãos estaria em perigo", declarou o chefe da Junta.
Moradores dos bairros onde os produtos foram descobertos afirmaram que milhares de pessoas abandonaram as suas casas.
Elementos do Secretariado de Estado encarregue da luta anti-droga e grande banditismo descobriram no fim-de-semana passado em edifícios abandonados 271 sacos de fertilizantes orgânicos, 141 barris de acetona, hexano e metileno, 19 bidões de 20 litros de amoníaco, 14 sacos de bicarbonato de sódio e tubos que servem para fabricar droga.
Eles descobriram igualmente um outro edifício usado como laboratório, onde estavam 31 barris de hexano, de acetona e de metileno, sete bidões de amoníaco, dois frascos de ácido bórico e um cartão vazio de corrosivo.
Vários livros editados em espanhol sobre bomba nuclear, guerra e cocaína foram igualmente encontrados num dos edifícios.
Vários oficiais do Exército, da Marinha e de altos quadros da Polícia acusados de tráfico de droga estão encarcerados na Prisão de Conakry.
Entre eles figuram o capitão Ousmane Conté, filho mais velho do defunto Presidente Lansana Conté, e o seu cunhado, Saturnin Bangoura.