Guiné Conakry seleciona empresas para construirem estádios para CAN 2025
Conakry, Guiné (PANA) - O ministro guineense dos Desportos Lansana Béa Diallo, anunciou à imprensa, no fim de semana que as empresas que irão construir estádios no país já foram escolhidas.
O também presidente do Comité da Organização do Campeonato Africano das Nações (CAN) de futebol a ocorrer em 2025 na Guiné não apresentou no entanto a lista destas empresas escolhidas.
Apenas indicou que as selecionadas para a construção dos estádios são todas certificadas pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) e pela Confederação Africana de Futebol (CAF).
"Hoje, estamos na fase de notificação de todas as empresas que foram escolhidas. Vamos estudar o contrato e os modelos de financiamento que serão assinados com estas empresas que têm experiência na construção de estádios", acrescentou.
O Governo empreenderá um processo de construção dos estádios, das Aldeias do CAN e das infraestruturas conexas que durarão entre 18 e 24 meses, informou.
O governante disse recentemente, no final de uma reunião, liderada pelo primeiro-ministro guineense, Mohamed Beavogui, que agrupou todos os departamentos envolvidos na preparação do CAN, que o objetivo do Governo é assegurar que o país não entre numa fase de endividamento que, a seu ver, poderá tornar-se num fardo mais tarde.
"O nosso objetivo não é endividar o país durante 150 anos (...) Não vamos cometer o mesmo erro que alguns países africanos que construíram grandes infraestruturas para competições que foram apenas utilizados para o CAN. O nosso objetivo é racionalizar tudo isto e pôr em prática um verdadeiro projeto que possa beneficiar todos os Guineenses", explicou.
Uma delegação de peritos da CAF iniciará, no início de junho próximo, uma visita de trabalho à Guiné com vista a discutir com autoridades competentes sobre a organização do CAN 2025 no país.
-0- PANA AC/JSG/DIM/DD 23maio2022